Mapa Histórico Digital BELO HORIZONTE
Um site sobre o processo histórico - espacial de costrução da Nova Capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, a traves da analise dos principais elementos da sua estrutura urbanística e territorial
A Nova Capital:
Em 1889, já havia opiniões correntes e consolidadas de que Ouro Preto não tinha condições de ser a sede do progresso que algumas elites mineiras tanto almejavam (Brasil, Governo do, 1889)[1]. A construção de uma nova capital apresentou-se, assim, como uma oportunidade de transformação, de ingresso do estado na modernidade. Como destaca Fonseca, o cenário mineiro do século XIX promoveu a ascensão das regiões da Mata e do Sul, fazendo com que estas disputassem com o centro do estado, principalmente a área mineradora, maior participação no poder decisório[2].
Alguns argumentos foram então mobilizados, como ―estagnação econômica, decadência, e abandono [...], para justificar a mudança. A propaganda mudancista foi vencedora e a capital foi transferida após oito anos do início da campanha. A utopia e o ideal constituíam o motor dos trabalhos o objetivo era construir a Nova Capital da Republica (Linhares Borges, 2005 a)