top of page

Paisagismo Francês, sec. XIX  

Em 1854 o barão Hausmann faz o encargo para ele da modificação dos parques e das áreas recreativas preexistentes das florestas de Bologna (‘Bois de Boulogne’) e de Vincennes (‘Bois de Vincennes), assim como o desenho das plateias dos Campos Elíseos (Champs Elysées) e do Parque ‘Monceau’. Ele também toma conta das fortificações de París e da Exposicao Universal de 1889 se convertendo num dos mais importantes paisagistas de Francia.

A Paris de Hausmann vai ser o cenário do desenvolvimento de uma nova geração de parques, de um novo estilo de paisagem, o Paisagismo Francês do século XIX. Em 1854 o barão Hausmann faz o encargo para ele da modificação dos parques e das áreas recreativas preexistentes das florestas de Bologna (‘Bois de Boulogne’) e de Vincennes (‘Bois de Vincennes), assim como o desenho das platéias dos Campos Elíseos (Champs Elysées) e do Parque ‘Monceau’.

Jean-Charles Alphand foi engenheiro e aluno e colaborador de Jean Pierre Barillet-Deschamps, seu mestre e arquiteto dos jardins de Paris, que desenhou com ele o Parque de ‘Monceau’. Ele também toma conta das fortificações de París e da Exposição Universal de 1889 se convertendo num dos mais importantes paisagistas de Francia.

As obras de Paris tiveram um importante impacto na América do Sul no geral, e no Brasil, particularmente. Os jardineiros e paisagistas viajaram por esses países com especial intensidade entre as duas primeiras décadas do inicio do século XIX e o inicio do século XX (1820-1920) Na Argentina, Uruguai, Chile e Brasil participaram Édouard André, Eugéne Courtois, Charles Thays, Joseph Bourvard, Pedro Margat, Charles e Louis – Ernest Racine, Édouard Gauthier, Georges Dubois, Grandjean de Montigny, Ambrósio Perret, Paul Villon, Jules Vacherot e Cochet, entre outros[i].

Essa presença vai gerar uma importante escola brasileira entre os quais destaca o paisagísta Frederico Guilherme de Albuquerque, que editará a Revista de Horticultura, se convertendo no pioneiro na introdução e difusão de plantas ornamentais.

[i] DOURADO, Guilherme Onofre Mazza. Belle époque dos jardins: da França ao Brasil do século XIX e início do XX. 2008. Tesis Doctoral. Universidade de São Paulo.

EUROPA 7.jpg
FRANCES 8.jpg
FRANCES 7.jpg
FRANCES 6.jpg
FRANCES 5.jpg
FRANCES 4.jpg
FRANCES 3.jpg
FRANCES 2.jpg
FRANCES 1.jpg
bottom of page