mapas originais apbh.jpg
metodologia geral.jpg
WP_20150629_001.jpg
consulta georreferenciada.jpg
IMG_20150529_122111.jpg
Processo_paisagem_TOTAL.JPG
Metodologia

Metodologia

Fases, tarefas, e pontos mais importantes do Projeto

Visitas

Visitas

Visitas aos arquivos da cidade: Público Mineiro, Arquivo Público da Cidade, Museu Histórico Abilio Barreto, para tomar conhecimento dos documentos mais importantes.

Documentos

Documentos

Análise dos documentos, memórias, relatorios, protocolos, etc dos diferentes arquivos e seleção da documentação mais relevante.

Abilio Barreto

Abilio Barreto

Um dos documentos mais relevantes para o nosso trabalho corresponde com as publicações e mapas elaborados pelo prefeito Abilio Barreto, e outros relatórios dos prefeitos existentes nos arquivos da Prefeitura.

Cartas

Cartas

O acervo da Comissão Construtora é muito rico e nos aproxima das relações entre os membros da Comissão Construtora.

Contratos

Contratos

Todo o processo está registrado e documentado, não só dos trabalhos da CCNC, mas também da construção da cidade durante o desenvolvimento da proposta do Plano.

Fotografías

Fotografías

A fotogenica Nova Capital, desde o inicio, foi alvo de numerosos fotografos, alguns deles muito relevantes para a historia da cidade. As fotografias ajudam na reconstrução do arraial, da cidade e sua paisagem

O papel dos ríos

O papel dos ríos

O papel dos rios, desde as perspectivas sanitária e ambiental, e uma proposta ecológica, utópica, e atemporal, do que podería derivar de reconsiderar os ríos e córregos da cidade acima do plano original.

Vitas aéreas

Vitas aéreas

As vistas aéreas digitais vão nos permitir acompanhar o processo de construção desde uma perspectiva do máximo interesse, graças ao desenvolvimento da aeronautica e aos diferentes voos e imagens existentes

Plano de Aarão Reis

Plano de Aarão Reis

O Plano de Aarão Reis foi varias vezes redesenhado e modificado. O uso de barnizes especiais dificultou a sua conservação, mas esta sendo digitalizado como Patrimônio Mundial da Humanidade

Pormenores

Pormenores

Planos detalhados e pormenorizados de alguns elementos como o Parque Municipal também foram digitalizados e incorporados na metodologia para poder representar os pormenores das propostas

iLaB, UFMG

iLaB, UFMG

O Laboratorio do iLaB, da documentação científica por imagem, colabora no projeto e seus equipamentos e metodologias estão ajudando na digitalização dos mapas e planos de grande formato. Na imagem, provas de cores.

Imagens Grande Formato

Imagens Grande Formato

A equipe do Laboratorio iLaB, da documentação científica por imagem, da UFMG no processo de digitalização do plano, no seu Laboratorio da UFMG

Calibrar

Calibrar

No processo de digitalização e muito importante calibrar as cores, desenhar a matriz de fotografia, definir a luz,...

Mapas e Planos

Mapas e Planos

A Comissão Construtora da Nova Capital crio mapas (descritivos do Arraial do Curral do Rei) e propostas, planos (da Nova Capital) em diferentes versões e formatos.

Metainformação

Metainformação

A equipe do iLaB não só digitalizou as imagens mas também o processo todo, a través de videos, fotografias, e equipes específicas,.... Forma e fundo foram assim incorporados no acervo digital do projeto

Cores

Cores

Num processo tão complexo as cores são fundamentais. Os padrões são analogicos, cores construidas com pinturas e pigmentos especiais para conseguir a maxima qualidade

Triangulação

Triangulação

O mapa original parte de uma base topográfica elaborada a partir de uma rede de triángulos e algumas referencias geodésicas que chegaram com as ferrovias. Todos os mapas e planos baseanse nessa triangulação inicial

PRODABEL

PRODABEL

A PRODABEL identificou dois vertices da rede geodésica com sistemas GPS, no local, que serveram para fazer os últimos ajustes no nosso sistema de triangulação previo a vetorização das diferentes camadas

Vetorização

Vetorização

O processo de vetorização foi feito a través de Sistemas de Informações Geográficas e com apoio das imagens do site da CCNC e as imagens digitalizadas dos principais arquivos, com apoio de fotografias, e de documentos e publicações a propósito do acervo da Comissão

Vínculos

Vínculos

Criamos links com as fichas do site da Comissão Construtora da Nova Capital na ideia de criar colaborações e sinergias entre os diferentes acervos, estudos, sites, e os mapas digitais.

Mapa do Arraial

Mapa do Arraial

Um dos dois documentos mais importantes é o mapa 1/4000 elaborado pela CCNC para o Arraial do Curral del Rei. Esse mapa ainda tem uma boa qualidade e tem informações dos lotes, dos rios, da paisagem e da topografia.

Mapas Históricos

Mapas Históricos

Georreferenciamos os mapas e planos históricos a partir do sistema de triangulação o que nos permite digitalizar diretamente acima dos documentos históricos.

Camadas

Camadas

Digitalizamos as seguintes camadas: Triangulação e bases geodésicas, Topografia e Declividade, Toponimia e nomes geográficos, Lotes e propriedades, Edificações, Equipamentos e Infraestruturas, Paisagem e Ruas, caminhos e acessos.

Os Lotes

Os Lotes

Uma das informações de maior interesse são os lotes. Ligamos a base geográfica, espacial, com os dados dos proprietários, do preço da expropriação, e da área, através das fichas da CCNC.

Paisagem

Paisagem

Identificamos as paisagens das águas, tais como córregos, barragens, canais, lagoas e até áreas úmidas, e também áreas de grande declividade, arborização, e massas florestais.

Varias Camadas

Varias Camadas

O uso sistema geodésico unificado (WGS84) a partir de dados criados em SAD69 vai nos permitir comparar informações de origem diversa a partir de sua distribuição espacial e territorial.

Hoje e Ontem

Hoje e Ontem

Podemos comparar os mapas de hoje e a cartografia de ontem reproduzindo os elementos principais, histórico - espacial.

Modelos Digitais do Terreno

Modelos Digitais do Terreno

A partir dos dados atuais e históricos topográficos, da CCNC e da PRODABEL, construímos um modelo digital de alta resolução (2 mts / pixel) para poder identificar o relevo da região.

3D Visualização

3D Visualização

Trabalhamos os mapas digitais acima dos modelos digitais, colocando a cartografia em 3D, e conseguindo visualizar o plano no território.

Mapeameno Digital

Mapeameno Digital

Criação de serviços de mapas (WMS) tipo OGC (Open Geospatial Consortium) dentro de uma IDE (Infraestrutura de Dados Espaciais) para a difusão e publicação dos mapas que permitem trabalhar com múltiplas bases cartográficas.

Difusão

Difusão

A criação de um Site, um Perfil de Facebook, e mapas digitais, permite difundir o projeto aproximando-o aos cidadãos

Interligações

Interligações

Os vinculos entre o Site do Acervo da CCNC e os mapas digitais vai permitir pesquisas "espaciais" a partir do posicionamento geográfico das informações do site compartilhado da CCNC.