Análise da informação
Tecnologia, espaço (geografia) e tempo (história) podem contribuir para uma melhor compreensão dos fenômenos, das decisões, e das razões que envolvem os grandes planos urbanísticos, como o plano de Belo Horizonte. Mesmo que históricos, esses processos podem ser melhor compreendidos a partir do uso da cartografía digital, e de seus produtos, tais como camadas de informações temáticas, modelos digitais do terreno, e, sobre tudo, a partir do uso das ferramentas de análise espacial, análise tridimensional e análise de redes, caraterísticas dos SIG. A análise multicritério permite avançar muito na criação de outras perspectivas e conhecimentos sobre os processos e os resultados dos trabalhos da CCNC.
Síntese da base de dados
Para poder comparar os mapas do Arraial, com os planos do Aarão Reis, de Saturnino de Brito, ou até nossa proposta "Utopía", digitalizamos as seguintes camadas: Triangulação e bases geodésicas, Topografia e Declividade, Toponimia e nomes geográficos, Lotes e propriedades, Edificações, Equipamentos e Infraestruturas, Paisagens e Ruas, Caminhos e acessos. De todas elas extraímos as principais informações.
Análise Geoespacial
A partir da informação elaborada poderemos interligar diferentes conteúdos, fontes, e referencias, como povoação e demografia, rios, paisagens e vegetação, lotes, ruas, e equipamentos públicos, ou topografia, declividade, e elementos geomorfológicos de interesse.
Geo - estatística
Trabalhando em coordenadas oficiais, podemos medir, somar, unir, separar, selecionar, reduzir, etc, informações procedentes de múltiplas fontes, divididas por camadas temáticas, como são os lotes, as ruas, as isolinhas de alturas do terreno, os rios, o seus buffers (áreas de influência).
Análise dos resultados comparados
Além de interligar camadas de conteúdos diferentes, também poderemos ligar camadas de mapas e planos diferentes, entendendo as diferenças entre os trabalhos de Aarão Reis e Saturnino, e de ambos com o Arrail do Curral del Rey ou até com as informações atuais fornecidas pela prefeitura de Belo Horizonte