top of page

Síntese e publicação

 

Trasformar informação em conhecimento e uma tarefa principalmente ligada ao trabalho dos especialistas, e também, através do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação a presença de especialistas, usuários, curiosos, cidadãos e outros agentes sociais. Para isso criaremos relatórios, mapas, planos e esquemas, e utilizaremos as redes sociais e outro tipo de plataformas digitais interativas.

Elaboração dos relatórios

Estamos trabalhando em relatórios, resumo da metodología e dos conteúdos dos resultados da digitalização dos diferentes planos. A partir de dados objetivos e a partir do conhecimento dos processos e das informações complementares (bibliografia, relatos, crônicas, jornais, outros estudos científicos,...) queremos aportar novas luzes aos trabalhos elaborados pela comissão construtora, as propostas alternativas (Saturnino) e todo isso comparado com o presente.

Padronização e imagem corporativa

O Projeto faz parte da Lei de Incentivo a Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, num contexto em que a Arquitetura e o Urbanismo estão sendo reconhecidas como áreas de máximo interesse cultural e patrimonial. Por tanto, de alguma forma, esse projeto é pioneiro nessa proposta de colocar o urbanismo como elemento chave para uma nova cultura da cidade e do território e devemos reconhecer o apoio e o patrocinio através de uma imagen corporativa do projeto.

Elaboração dos mapas e esquemas

O Projeto nasce da ideia de que a geografía dos dados aporta um alto valor agregado, e que facilita novas perspectivas para entender, explicar e projetar no futuro as experiencias passadas. Por isso, trabalhamos na criação de mapas e planos digitais que modelam, recriam, e analizam as propostas históricas e as colocam em relação com a realidade, e com possíveis utopias ou visões do futuro.

Publicações nas redes sociais e outros meios

Procuramos com as publicações, aproximar ao público algumas das ideias que permeam o projeto. A sustentabilidade, a integração ambiental (sanitarista, ecológica, social,...), a visão histórica e crítica,... devem ser trasferidas e compartilhadas com os cidadãos e com o público mais especialista na matéria. Para isso, contamos com as TIC (Tecnologías da Informação e da Comunicação).

bottom of page