Seleção dos documentos
Podemos afirmar que o processo da construção da Nova Capital de Minas Gerais seja um dos Planos Urbanísticos melhor documentados da história. Por isso a PBH iniciou os trâmites para inserir o Acervo da Comissão Construtora da Nova Capital como Patrimônio Documental da Humanidade, diante da UNESCO. Hoje a documentação e tão extensa que exige um trabalho prévio de seleção e clasificação.
Mapas Históricos
Os mapas representam o passado. Mapas e planos se diferenciam no tempo. Mapas olham para trás, e representam elementos que existem no território e que podem ser identificados, cadastrados e representados, mesmo que, como os lotes, só existam nos documentos legais e nem sempre no espaço. O principal mapa utiliado no projeto 117 foi o mapa, em duas escalas, 1/4000 e 1/10000 do Curral del Rey.
Fotografias
A fotografía já estava avançada na época da construção da nova capital e permitiu acompanhar os trabalhos da comissão desde antes do início do traçado da cidade. As fotografías permitem identificar as paisagens, os agentes, e os momentos mais importantes do processo de construção e são um dos documentos mais importantes para entender o território, e o antes e o depois.
Planos Históricos
Já os planos representam propostas específicas nem sempre executadas na sua totalidade ou na sua formalidade. Os Planos olham para o futuro, antecipam os desenhos dos espaços públicos e/ou privados, das ruas, da urbanização, da paisagem. O Plano do Aarão Reis não foi o único plano elaborado para a nova Capital. Também as propostas de Saturnino de Brito, mesmo que publicadas mais tarde, em 1916, formam parte desse acervo.
Memórias, crónicas, relatorios, etc...
Os relatórios e as memórias da CCNC sintetizam os trabalhos de uma importante equipe de políticos, cronistas, engenheiros, botánicos, arquitetos e paisagístas que trabalharam durante as obras da Nova Capital. Assim, memórias de saneamento, orçamentos, contratos, cartas, fichas, cadernetas, e outros documentos devem ser identificados e incorporados no processo.