top of page

Digitalização dos documentos

 

As multiplas tecnologías, formatos e supportes digitais dificultam a definição dos processos mais adequados para a construção de um acervo da importancia desse da CCNC. O conhecimento, a experiencia e a professionalidade das equipes do Arquivo Público de Belo Horizonte, PBH, e do iLaB, Laboratorio de Documentação Científica por Imagem, da UFMG, tem sido fundamentais para avançar. Igualmente importantes tem sido os trabalhos do MHAB, em processo de digitalização de importantes documentos como as quadernetas de campo das equipes de topógrafos, ou os trabalhos, já prontos, do Arquivo Público Mineiro, disponibilizados no seu site e no site da CCNC.

Digitalizando mapas

Os mapas e planos da Comissão Construtora as vezes ultrapassam os tamanhos máximos das máquinas tradicionais para digitalização de acervos desse tipo, os escaners. Por isso a equipe optou pela digitalização a partir da fotografía digital de alta precissão com métodos desenvolvidos pelo iLaB para obras tão importantes cuanto Guerra e Paz, de Portinari, por exemplo. Os trabalhos ficarão como parte do material para o tombamento diante da UNESCO.

Cartografia base digital
 

Os trabalhos dos diferentes orgãos da Prefeitura, como a FMC ou a PRODABEL, para conservar as referencias e a trazabilidade dos códigos cartográficos e cadastrais utilizados nos nomes das ruas, locais e logradouros e na identifiação dos lotes, tem-nos permitido interligar as diferentes fontes de informação. No futuro, práticamente todo o acervo dos arquivos citados podería ser georreferenciado e vinculado com a cartografía digital.

Arquivos públicos digitais

A coorinação e o esforço dos três grandes archivos que detentam e possuem os mais importantes arquivos da CCNC, o Público Mineiro, o Arquivo Público Municipal da PBH, e o arquivo do Museu Histórico Abilio Barreto, con os seus respetivos sites, mas também com o site compartilhado da Comissão Construtora, facilitaram muito os trabalhos e aportaram seguridade juridica ao processo.

Armazem digital de imagens e referencias

A evolução das tecnologias digitais na nuvem foi aproveitada pela equipe para compartilhar ferramentas tipo Facebook, Pinterest, CartoDB, Google Drive, etc... e dessa forma poder permanecer permanentemente informados dos diferentes avanços nas diferentes áreas do projeto. O futuro e promissor respeito as capacidades dessas tecnologías para o conhecimento, a difusão e a gestão do nosso patrimonio común.

bottom of page