1/4

03 - Saturnino de Brito 1916

O Plano de Aarão Reis para a nova capital de Minas Gerais tinha uma ideologia que seguia a linearidade, geometrização, salubridade, comodidade e hierarquização dos espaços, além da busca pelo embelezamento do espaço. No desenho do traçado das ruas e avenidas, seguindo o conceito de largas vias e em linha reta, sobrepondo com avenidas e ruas em diagonal, semelhante a um tabuleiro de xadrez. Aarão Reis se espelhou em projetos urbanísticos internacionais, como o de Washington nos Estados Unidos e La Plata em Bueno Aires herdeiros de uma tradição, a barroca, que liga esses traçados com as cidades de Roma, Barcelona, Viena ou Paris.

03CD cartografias digitais

clicke para acessar aos mapas e planos digitais

03De descrição das plantas

histórico dos criterios utilizados para a digitalização dos diferentes mapas ou planos

Triangulação
O plano de Saturnino de Brito é, na realidade, um pequeno esquema incluído no seu texto, de tamanho A5, que se apresenta junto com outro esquema, da mesma escala, do plano de Aarão Reis. Temos transferido por tanto as propostas contidas no texto e no esquema para uma escala maior aproveitando o próprio mapa digitalizado de Aarão Reis e os quarteirões, principal referencia do conjunto. Dessa forma, pela primeira vez, colocamos o plano de Saturnino de Brito, e sua proposta, em paralelo com os planos originais, e, por tanto, com o sistema de triangulação, com os rios e córregos originais, e com a topografia.
Topografia
Os engenheiros apenas modificam a topografia. Para sua compreensão temos inserido a topografia atual, da PRODABEL, elaborada em 2014, pois apenas podem se perceber as diferencias entre ambos planos. Um trabalho mais detalhado deveria ajustar essas curvas de nível às propostas das avenidas sanitárias para poder verificar sua viabilidade, ou até as transformações necessárias para seu enxerimento no local.. 
Mapa das Paisagens
Identificamos as paisagens mais destacadas no Curral Del Rei acima dos planos de Saturnino de Brito. Desta forma podemos observar a vegetação, a topografia e as aguas substituídas pelas novas áreas verdes, pelas vias e canais, e pelas grandes avenidas sanitárias propostas pelo engenheiro. Dividimos a analise em dois planos digitais, um deles centrado nas aguas, um plano hidrográfico, o outro, centrado nas paisagens naturais e geológicas, representa as áreas de maior encosta, as áreas de interesse fisiográfico.
Mapa dos Edifícios e Lotes.
As edificações têm sido criadas a partir dos quarteirões residenciais, excluindo as áreas de equipamentos e as áreas livres e mantendo as avenidas sanitárias. O número de lotes diminui respeito a Aarão Reis devido a presença das Avenidas Sanitárias que atravessam numerosos lotes das propostas originais.
Mapa dos Eixos Viários
O sistema viário do mapa de Saturnino também era formado por becos,  ruas, alamedas ou avenidas, entre outros tipos que foram cuidadosamente classificados em diferentes categorias que foram nomeadas por grupos (indígenas, rios do Brasil, descobridores,...).

03Im imagens originais das plantas

clicke para acessar as copias das imagens

VISTA SATURNINO V2.jpg
IMG_20150723_105039.jpg
saturnino de brito paul villon.jpg
saturnino en santos.jpg
saturnino detalles 7.jpg
saturnino detalles 6.jpg
saturnino detalles 5.jpg
saturnino detalles 4.jpg
saturnino detalles 3.jpg
saturnino detalles 2.jpg
saturnino detalles 1.jpg
santos-canal-dr-saturnino-de-brito.jpg
CANALES DE SANTOS SATURNINO DE BRITO.JPG
IMG_20150723_105347.jpg
IMG_20150723_105344.jpg
IMG_20150723_105316.jpg
IMG_20150723_105313.jpg
IMG_20150723_105106.jpg

© 2015 by JOSÉ ANTONIO HOYUELA JAYO ARCHITECT. TERYSOS DO BRASIL

Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now