01 - Curral del Rey

Identificamos as paisagens mais destacadas no Curral Del Rei a partir da vegetação, da topografia e das aguas, dos lotes, das edificações e outros elementos representados na chamada: “Planta Geodésica, Topográfica e Cadastral da Zona Estudada de 1894”. Temos dois plantas, a escalas 1/4000 e 1/1000 desse documento. Os arquivos foram identificados no Arquivo Público da Cidade e no Arquivo Público Mineiro.

01CD cartografias digitais

clicke para acessar aos mapas e planos digitais

P01-1 TRIANGULAÇÃO
P01-1 TRIANGULAÇÃO
P01-2 TOPOGRAFIA
P01-2 TOPOGRAFIA
P01-3 EQUIPAMENTOS
P01-3 EQUIPAMENTOS
P01-4 LOTEAMENTOS
P01-4 LOTEAMENTOS
P01-5 PAISAGENS DAS AGUAS
P01-5 PAISAGENS DAS AGUAS
P01-6 FISIOGRAFICO
P01-6 FISIOGRAFICO
P01-7 TOPONIMIA
P01-7 TOPONIMIA
P01-8 VIAS E RUAS
P01-8 VIAS E RUAS
P01 CURRAL DEL REY
P01 CURRAL DEL REY

01De descrição das plantas

histórico dos criterios utilizados para a digitalização dos diferentes mapas ou planos

Triangulação

A rede de triangulação foi um método topográfico utilizado para o reconhecimento da área estudada e inicio dos trabalhos cartográficos. Mesmo feito com mais precisão não e um trabalho geodésico em sentido estrito. A triangulação do sítio foi realizada com a implantação de marcos de pedra, que configuravam no terreno os vértices dos 27 triângulos, nos locais de maior visibilidade. A partir de ai, a CCNC utilizou essa planimetria, com medições de ângulos e distâncias horizontais. Essas medidas eram utilizadas como parâmetros para identificar nas diferentes plantas, depois produzidas pela Comissão, os marcos geodésicos. A ideia era garantir assim a qualidade geométrica dos mapas e planos. A altura (respeito ao nível do mar) foi transferida a partir dos cálculos geodésicos dos estudos da ferrovia, mais detalhados.

Topografia

Os engenheiros apenas se modificam a topografia. Será o proprio desenho quem consiga se apropriar dos locais mais elevados para inserir as praças e das principais perspectivas para as avenidas. A equipe de Aarão Reis semplismente arrumo alguns locais (p.e. os meandros do Arrudas) para 

 

Mapa das Paisagens

Identificamos as paisagens mais destacadas no Curral Del Rei a partir da vegetação, da topografia e das aguas. Identificando as diferentes tipologias vegetativas, entre o Cerrado e a Mata Atlántica (com seus caraterísticos sertões e veredas); a geomorfologia, selecionando a partir da topografia as encostas, pedreiras e topos de morro; e as aguas, a partir dos ríos, córregos, as áreas húmidas (brejos), as lagoas ou as pequenas barragens. O arraial estava localizado em parte do grande planalto que constituía a paisagem caraterística da região, transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Ao sul do arraial a paisagem que chamava atenção era a Serra do Curral, que se desdobrava em sentido a Serra do Rola Moça. Ao norte e leste da região está localizado o Vale do Rio das Velhas.  A vegetação era diversificada, ao longo da Serra a vegetação rupestre sobressaía. No entorno do arraial a vegetação se constitua de mata de galeria e mata ciliar nas áreas mais proximas aos córregos e rios e mata atlântica ou cerradão, dependendo da altitude, e das condições do solo, nas mais distantes das águas. A paisagem da vegetação foi mapeada a partir das fotografias, logo não foi possível mapear toda a área, e a analise ficou restringida as áreas mais reconhecidas nas fotos. No entanto, podemos considerar que toda a região era bastante vegetada por essas seis tipologias verdes (cerrado, rupestre, mata seca, veredas, mata ciliar e de galeria).

Mapa Hidrografia

A hidrografia do Curral Del Rei era extensa e significativa, composta por 82 nascentes; 5 Lagoas; dois córregos principais, sendo eles o Arrudas e Acaba Mundo; diversas áreas úmidas espalhadas na região; e quantidade numerosa de rios afluentes. As características hidrográficas do Curral Del Rei foram valorosas para a escolha do local de instalação da nova capital mineira. Considerando seu grande número de córregos que serviriam para o  abastecimento da cidade e esgotamento sanitário, além de regular e manter as temperaturas estáveis e a umidade da região.

As bacias e SubBacia foram identificadas com nomes locais e com nomes dos novos equipamentos e locais de interesse previstos nas propostas da CCNC. Assim, os mais importantes vão ser: Arrudas, e Acaba Mundo, e, também, Cercadinho, Pau Grande, Serra, Mangabeira, Gentio, Ilha, Leitão, Piteiras, Lagoinha, Pastinho, Pinto, Barro Preto, Bolina, Cardoso, Matta, Chácara, e Mendonça, e Zoológico.

Mapa dos Eixos Viários

O sistema viário do Curral Del Rei era formado por estradas,  ruas, caminhos e alguns becos. As estradas e os caminhos eram a tipologia mais comum nesse sistema, e percorriam toda a área estudada pela Comissão Construtora da Nova Capital. A capilaridade de vias era maior na região central do arraial e era formada por becos e ruas. As preexistências não foram consideradas e o plano impõe uma ordem completamente nova. As analises comparadas do plano do Aarão Reis, e dos planos do Arraial, vão permitir observar com todo detalhamento as interferências entre os dois “sistemas viários”.

Mapa dos Lotes

No Curral Del Rei foram mapeados 422 lotes com proprietários devidamente identificados, no próprio mapa, e nos documentos da CCNC  (relacionados no livro de Abilio Barreto). Além dos lotes públicos como os das igrejas, as terras devolutas, a Empresa Viação do Brasil e os lotes sem registro, totalizamos 428 lotes privados no arraial Curral Del Rei. Todos esses lotes foram desapropriados para a construção da Nova Capital, sendo que o Estado os adquiriu por compra ou permuta por lotes na futura cidade de Belo Horizonte. Alguns deles foram cedidos aos proprietários dos lotes dos prédios públicos de Ouro Preto, mas nem todos foram ocupados pelos seus novos proprietários.

Mapa de Equipamentos

Os equipamentos públicos do Curral Del Rey eram poucos e estão todos localizados no mapa. Existiam duas igrejas no arraial e cada uma tinha um Largo (praça). Onde se encontrava a Igreja Matriz, hoje está a Igreja da Boa Viagem no centro de Belo Horizonte. Os Terrenos Devolutos mapeados são terras públicas que eram de posse informal dos habitantes do arraial. Além disso, o Curral Del Rey tinha um cemitério e a Casa de Câmara e Cadeia. Nem todos os lotes podem ser identificados. Alguns lotes foram vinculados com as respectivas fichas do site da CCNC.

Mapa das Edificações

No Curral Del Rei existiam 449 edificações que em sua maioria se concentravam na região central do arraial. Existia também pequenos povoados mais distantes da área central, como o Povoado do Pinto que possuía muitas e pequenas casas. As edificações identificadas foram referenciadas no mapa e nos seus respectivos lotes.

01Im imagens originais das plantas

clicke para acessar as copias das imagens

o curral do rei.jpg
20131217_105458.jpg
20131217_105511.jpg
20131217_104802.jpg
planta01.JPG
planta02.JPG
PLANTA DO ARRAIAL.JPG
original da triangulacao.jpg
Edited Image 2015-7-21-19:8:54
Processo_lotes.JPG
04 LOTES CURRAL DEL REY.jpg
IMG_20150618_110749.jpg